PALESTRAS E CURSOS

Curso

GenTe – Generations & Technologies

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Apresentação

Um dia para refletir sobre as mudanças comportamentais, sociais, laborais e mercadológicas alavancadas pelos avanços tecnológicos e midiáticos nas diferentes gerações (X, Y, Z...).

Identificação
  • Período:  29 de Julho de 2017. (Aguarde nova turma para 1ºsemestre de 2018)
  • Dias de aula: 29 de Julho de 2017.
  • Horário: sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
  • Carga horária: 16h
  • Local: WTF School (Nova Santa Rita/RS).
Programa
  • Conflito geracional
  • Influências da tecnologias no comportamento do humano (homo-evolutis)
  • Influência das mídias nos padrões de consumo e na cultura das gerações
  • Geração X
  • Geração Y
  • Geração Z e o agora!
  • Geração H(?) e o futuro
  • Experiências com: Oculus Rift, Leap motion, Camera 360, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Google Home, Impressão 3D.
  • O dia vai iniciar em Porto Alegre  com uma atividade prática irada! Na sequencia vamos para a WTF! School continuar nossa experience!
Valores e inscrições

Verificar no site da WTF School: https://www.wtf.school/gente

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Curso

Mídias do Futuro: Realidade Virtual, Aumentada e Inovações – Edição Especial SXSW + 3DUI + IEEEVR

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Apresentação

A ideia de tele-transporte para outros mundos sempre esteve ligada à fantasia dos contos de ficção científica. Contudo, a evolução dos dispositivos de realidade virtual e aumentada mostra que hoje é possível estimular o indivíduo a crer que habita outros espaços. De fato, as estéticas e narrativas imersivas vinculadas às plataformas de realidade virtual estão lançando um novo paradigma para a produção e o consumo de conteúdos digitais (computação gráfica, vídeo 360º, interações híbridas, animações).

Identificação
  • Período:  27 a 29 de Março (aguarde novas datas!)
  • Dias de aula: 27, 28 e 29 de Março
  • Horário: segunda, terça e quarta das 19h às 22h.
  • Carga horária: 9h
  • Local: Fluxo - Escola de Fotografia Expandida (Rua João Telles, 291, Porto Alegre/RS).
Programa
  • Aula 1: Teorias e metodologias para o uso de mídias imersivas; Fundamentos de Realidade Virtual; Mídia 360º
  • Aula 2: Fundamentos de Realidade Aumentada; IoT; NUIs; Robótica; I.A
  • Aula 3: Oficina com dispositivos inovadores
Público-alvo

O curso visa atualizar profissionais, estudantes e interessados na indústria criativa (publicitários, jornalistas, artistas visuais, fotógrafos, videomakers, designers, programadores, produtores e gestores de marketing) e demais curiosos em inovação tecnológica.

Valores e inscrições

Verificar no site da Fluxo: http://escolafluxo.com.br/site/portfolio/midias-do-futuro-realidade-virtual-aumentada-e-afins/

Curso

Criatividade em Realidade Virtual e Aumentada: reflexões e práticas com dispositivos de comunicação digital emergentes – 2ª EDIÇÃO

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Apresentação

O curso de Criatividade em Realidade Virtual e Aumentada visa aproximar o participante do uso de dispositivos de comunicação digital emergentes (Oculus Rift, Google Cardboard, vídeo 360º, Caverna Digital, projeções). Para tal, além de demonstrar os equipamentos tecnológicos, são apresentadas e debatidas as particularidades estéticas e narrativas dos conteúdos produzidos para essas mídias inovadoras. Também, durante os encontros, são analisadas ações de sucesso em realidade virtual ou aumentada, procurando estimular a criatividade do participante para o desenvolvimento e a gestão de projetos que envolvam o marketing, a comunicação, a interatividade e as tecnologias.

Identificação
  • Período: 10 a 25 de Março de 2017
  • Dias de aula: 10, 11 e 25 de Março
  • Horário: sextas das 18h30 às 22h30; 1º sábado das 8h30 às 12h30; 2º sábado das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
  • Carga horária: 16h
  • Local: Universidade Feevale (Câmpus II, Novo Hamburgo/RS).
Programa
  • Como percebemos a realidade?
  • Psicotecnologias: as mídias como extensões da realidade e do humano
  • Revolução Eletrônica, Digital e Pós-Digital
  • Criatividade em realidade virtual
  • Criatividade em realidade aumentada
  • Tele-presença e imersão (“eu-avatar”, conteúdos 360º)
  • Interfaces Multi-sensoriais (do clique ao gesto)
  • Design, Interatividade, Games e 3D
  • Práticas com dispositivos de comunicação digital emergentes (Oculus Rift, Google Cardboard e outros)
  • Reflexões sobre a simbiose humano-máquina e o futuro das mídias
  • Novidades e tendências vistas durante participação nos congressos SXSW (Austin, TX), IEEEVR e 3DUI (Los Angeles, USA)
  • Exercício: criando uma ação de comunicação com RV e/ou RA
Público-alvo

Mestrandos em Indústria Criativa, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Processos e Manifestações Culturais e/ou áreas afins; Estudantes de Comunicação (Publicidade, Marketing, Jornalismo, RP), Jogos Digitais, Computação, Design e Artes Visuais; Pós-Graduandos, Empresários e profissionais interessados em acompanhar os avanços das mídias e interfaces tecnológicas, bem como a criação de conteúdos em comunicação digital.

Valores e inscrições

Verificar no site da Universidade Feevale: https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/criatividade-em-realidade-virtual-e-aumentada-reflexoes-e-praticas-com-dispositivos-de-comunicacao-digital-emergentes-2-edicao

Palestra

Inovação e Tecnologias Disruptivas

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Tempo: aproximadamente 60min. (palestra + sessão de perguntas)

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba (Ph.D. Ciências da Comunicação - USP)

Tópicos em pauta:

  • Revolução Digital (Internet; Pós-Internet)
  • Marketing, comunicação e criatividade com dispositivos tecnológicos
  • Inovação pelas mãos da tecnologia
  • Produtos e serviços disruptivos (pensando diferente, pensando no cliente!)
  • Aplicativos móveis, realidade virtual, realidade aumentada, internet das coisas, robótica, inteligência artificial, hologramas, impressora 3D
  • Futuro dos negócios, consumo, trabalho e humanos (do homo-sapiens ao homo-evolutis)

Público-alvo: empresários e gestores da indústria, comércio e serviços; profissionais de administração, marketing, criação, publicidade, planejamento, mídias, jornalismo, RP, jogos digitais, arquitetura, informática, eletrônica, engenharia, contabilidade, direito e demais interessados nos avanços da tecnologia digital e seus impactos na sociedade.

Palestra

Comunicação High-Tech: Marketing, Tecnologias e Consumidor

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Tempo: aproximadamente 60min. (palestra + sessão de perguntas)

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba (Ph.D. Ciências da Comunicação - USP)

Tópicos em pauta:

  • Cibercultura e Revolução Digital (e Pós-Digital)
  • Consumidor evoluído: Geração X, Y, Z e... H?
  • As mídias como extensões do humano (realidade virtual e aumentada, video 360º, óculos 3D, impressoras 3D, drones, hologramas, TVs esféricas, CAVEs)
  • Interfaces naturais ao usuário (motion traking, interfaces multisensoriais, simbiose humano-máquina)
  • Internet das coisas e big-data
  • Robôs humanóides: aliados ou concorrentes?
  • Criatividade em tempos de comunicação high-tech (inovação e ideias disruptivas)
  • O futuro das mídias (e do marketing)

Público-alvo: empresários e gestores da indústria, comércio e serviços; profissionais de administração, marketing, criação, publicidade, planejamento, mídias, jornalismo, RP, jogos digitais, informática, eletrônica, engenharia, arquitetura e demais interessados nos avanços da tecnologia digital e seus impactos na sociedade.

Curso

Imersão Tecnológica: comunicação e marketing pós-digital

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Apresentação

O curso de extensão Imersão Tecnológica: campanhas de comunicação com dispositivos de realidade virtual e aumentada explora o uso de dispositivos de alta tecnologia em ações de comunicação, marketing, branding, games e demais áreas da indústria criativa. Mais do que proporcionar o contato com equipamentos de vanguarda (Oculus Rift, Google Cardboard, Caverna Digital, Câmera 360º,), são apresentados estudos de caso, lançados debates sobre as potencialidades narrativas destas mídias e propostos exercícios práticos para que o aluno compreenda os padrões estéticos intrínsecos às tecnologias imersivas.

Identificação
  • Período: 08 a 16 de Abril de 2016 (CURSO CONCLUÍDO, AGUARDE NOVAS DATAS)
  • Dias de aula: 08, 09, 15 e 16 de Abril
  • Horário: sextas das 18h30 às 22h30; e sábados das 08h30 às 12h30
  • Carga horária: 16h
  • Local: Unisinos-POA (Câmpus da Indústria Criativa, Porto Alegre/RS)
Programa
  • Corpo, cérebro e imaginário
  • Comunicação e Cultura Digital
  • Design, computação gráfica e criatividade
  • Tópicos em realidade virtual (HMD, CAVE, simulador, games, imersão, tele-presença, 360º video)
  • Tópicos em realidade aumentada (projeções, hologramas, comunicação móvel)
  • Dispositivos imersivos aplicados na Comunicação (Publicidade, Marketing, RP, Jornalismo, games, etc.)
  • Aula-prática: mergulho virtual com Oculus Rift, Google Cardboard e outros dispositivos
  • Estudo de casos: campanhas de comunicação com realidade virtual e aumentada
  • Exercício: planejando uma campanha de comunicação com tecnologias imersivas
  • Reflexões sobre o futuro das mídias e da simbiose humano-máquina
Público-alvo

Graduandos, Pós-graduandos e Mestrandos de Comunicação Digital, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Design, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e áreas afins; empresários e profissionais da Indústria Criativa; comunidade em geral interessada em mídias, tecnologias e conteúdos criativos

Valores e inscrições

Verificar no site da UNISINOS: http://www.unisinos.br/cursos-de-extensao/imersao-tecnologica

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Curso

Cyborg: do homem-máquina à máquina-homem

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Apresentação

O curso de extensão Cyborg: do homem-máquina à máquina-homem propõe sessões reflexivas e práticas que abordam transformações sociais, comportamentais, mercadológicas e laborais vivenciadas em tempos de exponencial avanço tecnológico. Da Revolução Industrial à Revolução Pós-Digital, discutem-se as relações entre humanos e máquinas, no sentido de que cada vez mais existe uma simbiose entre orgânico e digital (computador, celular, óculos de realidade virtual, drones/robôs). Para Kurzweill (2005), estamos nos tornando a nossa própria criação. São abordados temas como: cibercultura, mídia digital, psicologia da comunicação, realidade virtual e aumentada, robótica, internet das coisas e I.A.

Identificação
  • Período: 10 a 18 de Junho de 2016 (CURSO CONCLUÍDO, AGUARDE NOVAS DATAS)
  • Dias de aula: 10, 11, 17 e 18 de Junho
  • Horário: sextas das 18h30 às 22h30; e sábados das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30.
  • Carga horária: 20h
  • Local: Unisinos-POA (Câmpus da Indústria Criativa, Porto Alegre/RS)
Programa
  • Percepção, realidade e comunicação
  • Revolução Digital (os meios como extensões do humano)
  • Gerações X, Y, Z e...
  • Dispositivos de realidade virtual e aumentada (imersão, presença, interfaces)
  • Internet das Coisas
  • Robótica, I.A. e cyborgs
  • Ergonomia, Biomecatrônica, Exoesqueleto e Humano-Aumentado
  • Filosofia, ética, estética e privacidade no Pós-Digital
  • Estudo de casos: o mercado criativo (publicidade, marketing, games, jornalismo, RP, artes...)
  • Aula-prática: experimentando Oculus Rift, Google Cardboard e outros dispositivos
  • Futuro e tendências da simbiose humano-máquina
Público-alvo

Graduandos, Pós-graduandos e Mestrandos de Comunicação Digital, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Design, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas, Administração de Empresas e áreas afins; empresários e profissionais da Indústria Criativa; comunidade em geral interessada em refletir sobre os impactos da tecnologia na sociedade

Valores e inscrições

Verificar no site da UNISINOS: http://www.unisinos.br/cursos-de-extensao/cyborg

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Palestra

Meu Robô Minha Vida / Somos todos Ciborgues

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Tempo: aproximadamente 60min. (palestra + sessão de perguntas)

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba (Ph.D. Ciências da Comunicação - USP)

Tópicos em pauta:

  • "Boom" tecnológico (evolução, inteligência humana e tecnologias)
  • Rev. Industrial, Eletrônica, Digital
  • Internet das coisas, big-data, computação ubíqua, objetos inteligentes
  • Simbiose humano-máquina: somos todos ciborgues?
  • O que vem por aí? Nanotecnologia, Biotecnologia, Robótica, I.A.
  • Fábrica de robôs: robôs domésticos, robôs pets, robôs funcionários... e o meu emprego? E a minha vida?
  • Ética, comportamento e o futuro do humano
  • Robôs vs. Humanos ou Robôs + Humanos
  • Pós-orgânico: a busca da eternidade pelas mãos da tecnologia (do homo-sapiens ao homo-evolutis)

Público-alvo: público geral que está interessado em refletir sobre os impactos culturais, econômicos e laborais com a iminente chegada dos robôs inteligentes em nossa sociedade.

Palestra

A Loja do Amanhã

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Tempo: aproximadamente 60min. (palestra + sessão de perguntas)

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba (Ph.D. Ciências da Comunicação - USP)

Tópicos em pauta:

  • Cibercultura, Revolução Digital (e Pós-Digital)
  • Comportamento do consumidor: Geração X, Y, Z e H(?)
  • Marketing digital, redes sociais e compras online (e-commerce)
  • Realidade virtual e aumentada aplicadas no ponto-de-venda (tecnologias imersivas, marketing de experiência, 3D, óculos de realidade virtual, simuladores, motion tracking, hologramas)
  • Vitrines interativas e provadores inteligentes
  • Big-data, estratégia, inteligência de vendas
  • Internet das coisas, robótica e I.A.
  • Inovação e ideias disruptivas
  • Novos modelos de negócio: como será a minha loja no futuro?

Público-alvo: empresários, lojistas/varejistas, publicitários e profissionais de criação, marketing, planejamento e tecnologias digitais.

Palestra

Realidade Virtual e Comportamento Humano (RV no RH)

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Tempo: aproximadamente 60min. (palestra + sessão de perguntas)

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba (Ph.D. Ciências da Comunicação - USP),
com Catarina Papa (Transdiciplinary Innovation Program – Hebrew
University of Jerusalem)

Tópicos em pauta:

  • Era Digital (Tecnologias e Empreendedorismo Exponenciais)
  • Psicotecnologias, Transformações e Gerações
  • O que é virtual?
  • Realidade Virtual
  • Neurociência: conflito perceptivo de realidades (eu estou lá ou lá está aqui?)
  • Experiência psicocognitiva versus experiência psicossocial
  • Por que a RV gera empatia?
    - Cases de aplicação para gerar empatia com RV
    - Eu na "pele" do outro
    - Cidadão global, cidadão multicultural
  • RV no RH
    - Ambientes imersivos permitem vivência e experiência
    - Como utilizar a RV no RH (+) BigData/IoT/A.I.
    - Cases de aplicação da RV no RH
    - Futuro da RV, do humano e das organizações

Público-alvo: empresários, líderes e gestores de pessoas, profissionais de recursos humanos e demais interessados em compreender os impactos da realidade virtual e aumentada no comportamento humano (e organizacional).

Curso

Geração XYZ(H?): comunicação, comportamento, consumo e futurismo – 3ª EDIÇÃO

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Apresentação

No embalo dos avanços tecnológicos presenciamos crianças, jovens e grande parte dos adultos adotarem novos hábitos sociais, laborais e mercadológicos (Gerações X, Y e Z). O curso debate sobre estas transformações na sociedade, estabelecendo uma relação entre tecnologias, mídias e comportamento; a fim de fornecer ferramentas que auxiliem o participante a criar campanhas de comunicação adequadas às gerações atuais, alinhar estratégias de marketing às demandas do mercado e, também, lidar com eficiência em situações de conflitos geracionais. Por fim, discutem-se tendências e o futuro do consumo em cenários inovadores (realidade virtual e aumentada, internet das coisas, hologramas, robôs, I.A.).

Identificação
  • Período:  21 e 28 de Outubro de 2017.
  • Dias de aula: 21 e 28 de Outubro de 2017.
  • Horário: sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
  • Carga horária: 16h
  • Local: Universidade Feevale (Câmpus II, Novo Hamburgo/RS).
Programa
  • Revoluções e transformações na sociedade (Industrial, Digital, Pós-Digital)
  • Cibercultura e psicotecnologias: as mídias como extensões do humano
  • Redes sociais, conhecimento compartilhado e “o fim” da privacidade
  • Consumidor evoluído: mente coletiva (novos mindsets)
  • Marketing relacional, humanização da marca e brand entertainment
  • Estudo de casos: campanhas de comunicação transmídia (Matrix, Star Wars, Harry Potter...)
  • Geração X e a Televisão (Revolução Eletrônica)
  • Geração Y e a Internet (Revolução Digital)
  • Geração Z e os Dispositivos móveis (Revolução Pós-Digital)
  • Geração H e a Internet das coisas, Robótica, I.A. (as próximas revoluções…)
  • Futuro das relações, do consumo e do trabalho
Público-alvo

Estudantes de Comunicação (Publicidade, Jornalismo, RP), Administração (Gestão de Pessoas, Marketing, RH), Psicologia, Jogos Digitais, Design e Artes Visuais; Pós-Graduandos, Mestrandos e Doutorandos em Indústria Criativa, Negócios Digitais, Processos e Manifestações Culturais ou áreas afins; Empresários, líderes e profissionais interessados em compreender as transformações comportamentais, sociais e mercadológicas na Era Digital e Pós-Digital.

Valores e inscrições

Verificar no site da Universidade Feevale: https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/geracao-xyz(h)-comunicacao-comportamento-consumo-e-futurismo-2-edicao

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